Lado A
A UNESCO, Organização para Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas, coordena entre os dias 6 e 9 de Dezembro, no Rio de Janeiro, a primeira consulta internacional das Nações Unidas para lidar com o bullying contra alunos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), nas escolas e nas universidades. A iniciativa surgiu depois que estudos apontaram que atitudes homofóbicas e transfóbicas deixam as pessoas LGBT vulneráveis a taxas alarmantes de crimes de ódio, discriminação e violência por causa de sua orientação sexual. A situação é mundial e a entidade resolveu estudar o tema e se posicionar. Para participar do processo foram convidados especialistas e representantes de entidades de todo o mundo que se reúnem no evento para complementar o texto previamente elaborado pela entidade.
Durante o encontro, serão avaliadas iniciativas e políticas públicas de todo o mundo contra a homofobia e o bullying homofóbico e serão retiradas sugestões práticas para serem recomendadas aos ministérios da Educação. Nos Estados Unidos, mais de 90% dos estudantes LGBT afirmam ter sido vítimas de assédio homofóbico; na Nova Zelândia, 98% das pessoas LGBT afirmam que já foram verbal ou fisicamente abusadas na escola. Essa violência homofóbica viola o direito dos jovens à educação e a ambientes de aprendizagem seguros. A questão também implica sobre o índice de abandono das escolas e suicídio dos jovens LGBT.
Participarão da consulta especialistas de 25 países Austrália, Bélgica, Lituânia, Camarões, China, Colômbia, Dinamarca, El Salvador, Macedônia, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Namíbia, Holanda, Peru, Samoa, África do Sul, Suécia, Turquia, EUA e Brasil.
Quem sou eu
- FAÇA AMIZADES, BULLYING NÃO DE ELISANDRA PAULELI
- O "Faça Amizades, Bullying Não" é da autoria de Elisandra Pauleli nasceu em 12 de novembro de 1974 em Rio Claro – SP. Formada em Marketing de Negócios e em Pedagogia. Devido a vivência em escolas, decidiu desenvolver a Campanha " Faça Amizades, Bullying Não" pela internet. É criadora do grupo Faça Amizades, Bullying Não; no facebook.O Faça Amizades, Bullying Não, se propõe a disponibilizar gratuitamente informações sobre o tema, e divulgar o maior número possível documentos, textos, indicar livros, músicas, filmes, e materiais de qualidade relacionados ao bullying virtualmente. Elisandra Pauleli, acredita que a informação é a melhor forma de evitar este tipo de violência. Neste momento o projeto tem parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB de Rio Claro SP, em que são disponibilizados fóruns de debates com objetivo de formas cidadãos conscientes do perigo do bullying na sociedade, pois o bullying, cria e estimula a delinquência e induz a outras formas de violência explícita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário