Quem sou eu

Minha foto
O "Faça Amizades, Bullying Não" é da autoria de Elisandra Pauleli nasceu em 12 de novembro de 1974 em Rio Claro – SP. Formada em Marketing de Negócios e em Pedagogia. Devido a vivência em escolas, decidiu desenvolver a Campanha " Faça Amizades, Bullying Não" pela internet. É criadora do grupo Faça Amizades, Bullying Não; no facebook.O Faça Amizades, Bullying Não, se propõe a disponibilizar gratuitamente informações sobre o tema, e divulgar o maior número possível documentos, textos, indicar livros, músicas, filmes, e materiais de qualidade relacionados ao bullying virtualmente. Elisandra Pauleli, acredita que a informação é a melhor forma de evitar este tipo de violência. Neste momento o projeto tem parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB de Rio Claro SP, em que são disponibilizados fóruns de debates com objetivo de formas cidadãos conscientes do perigo do bullying na sociedade, pois o bullying, cria e estimula a delinquência e induz a outras formas de violência explícita.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O VERDADEIRO SENTIDO DA EDUCAÇÃO

               Educar tem sua raiz oriunda do latim, que significa criar, nutrir, ensinar. Da mesma forma, o verbo educar remete ao sentido de conduzir[1].
Desde tempos remotos a educação tem como sentido conduzir o aprendiz para fora[2] do seu mundo subjetivo. Para isso a educação deve atentar-se para o desenvolvimento de capacidades, e potenciais para a vida em sociedade[3].
Para que haja o correto desenvolvimento de qualquer capacidade do aluno para a vida em grupo, o educador deve ater-se na observação das experiências pregressas advindas do convívio familiar, ou de outros meios de relação interpessoal de cada aluno[4]. Isso oportuniza que o professor conheça as limitações do aluno e auxilie na superação.
Não é possível despertar conhecimentos, nem introduzir uma pessoa em uma organização social sem antes considerá-la como sujeito individual.
Modelos educacionais massificados que desconsideram a personalidade individual do aluno, tornando-o parte de uma personalidade coletiva não oportunizam qualquer desenvolvimento de potencialidades porque desconhece a limitação pessoal de cada aluno.
Para o bom educar é importante que os alunos sintam afeto por parte do professor para que possam sentir segurança para admitir suas limitações, superá-las e, a partir daí, desenvolver seus potenciais[5].
Conhecer cada aluno em sua individualidade faz com que sintam-se respeitados em sua essência. E esse sentido de respeito contagia as relações intersubjetivas entre os pares quando há a necessidade de interação social.
 Alexandre Saldanha
Advogado OAB-PR nº 47.535
Pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil
Especialista em Bullying
Especialista em Mobbing
Contato:saldanha.advogado@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário