'Ensinar é muito mais que passar conteúdo'
Estadão
Para pesquisadora, mais que instruir sobre fatos, escola deve atender às
necessidades sociais e emocionais
Se a escola focar apenas o conteúdo, o processo de aprendizagem não tem a
menor chance de ser bem-sucedido. Isso é o que defende a neurocientista Adele
Diamond. "Se as necessidades emocionais, sociais e físicas forem ignoradas, não
há excelência acadêmica." Canadense, ela falará no seminário Educação Infantil:
Evidências Científicas sobre as Melhores Práticas, promovido pelo Instituto Alfa
e Beto, nesta sexta-feira, em São Paulo.
Como surgiu seu interesse pelo estudo da neurociência na educação?
Meus primeiros três anos de pesquisa foram no campo da
sociologia e da antropologia. Quando estava terminando, vi que não era aquilo
que eu queria. Então, me lembrei de um seminário em que a palestrante havia dito
que crianças do mundo todo mostravam as mesmas alterações cognitivas - como ser
capaz de descobrir um objeto escondido ou a angústia de uma separação - com
aproximadamente a mesma idade, mesmo que suas experiências tenham sido muito
diferentes. "Não podemos ser apenas fruto da experiência e da aprendizagem. Deve
haver um componente de maturação cerebral", ela disse. Foi dessa inquietação que
cheguei à neurociência.
E como foi sua pesquisa?
Foquei meus estudos no
córtex pré-frontal do cérebro - espaço do qual dependem as habilidades
cognitivas - e também nessas habilidades, sobretudo em crianças pequenas.
Chamadas de funções executivas, as habilidades cognitivas respondem por uma
série de fatores, como o controle da atenção (o que nos permite amplificar nossa
percepção ou raciocínio em determinada direção); o autocontrole; a memória de
trabalho (relacionada à manipulação de informações com propósito e não à sua
armazenagem passiva); o raciocínio; a capacidade de resolução de problemas e a
nossa flexibilidade cognitiva, intimamente ligada à criatividade.
Inúmeros estudos demonstram que isso tudo está relacionado ao desempenho
acadêmico. Mas não o conseguiremos da forma como as crianças são educadas na
escola. Se queremos melhores resultados acadêmicos, a rota mais eficiente e de
melhor custo-benefício é, ao contrário do que diz a intuição, não se concentrar
na formação conteudista, mas abordar também o desenvolvimento social, emocional
e físico das crianças.
Como tratar o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional?
Em primeiro lugar, não são necessários equipamentos caros ou de
alta tecnologia. Nas salas infantis, os jogos e brincadeiras - longe de
representarem perda de tempo - são elementos vitais para melhorar o desempenho
acadêmico das crianças. No ensino médio, em vez de ensinar física em sala de
aula, que tal levar a classe para restaurar um carro velho? Isso, ao mesmo tempo
em que exige a aplicação dos princípios da disciplina, faz com que os alunos
pratiquem uma atividade física. E mais: é uma experiência de trabalho
colaborativo, em que todos participam da tomada de decisão com um propósito
compartilhado. Uma experiência rica de formação de comunidade.
Esse modelo não corresponde ao que se pede nas avaliações atuais,
focadas em conteúdo.
O que queremos para nossos filhos? Nosso
desejo é que eles sejam preenchidos com um monte de fatos? Penso que a maioria
quer filhos capazes de resolver problemas, de raciocinar, de ser um pensador
criativo. Mas, se as avaliações medem o que é prioridade da escola, e o foco dos
testes atuais são apenas conteúdos, logo se vê que a educação não tem valorizado
o raciocínio de resolução de problemas e a lógica criativa.
Quais são os prejuízos quando a escola ignora essa
contexto?
Em nenhum lugar a importância da saúde social,
emocional e física é mais evidente do que no córtex pré-frontal. Quando há
problemas físicos ou emocionais, as crianças ficam mais pobres de raciocínio,
esquecem as coisas, diminuem a capacidade de exercer disciplina e autocontrole.
Se a sociedade quer alunos bem preparados, precisa levar a sério que as
diferentes partes do ser humano são inextricavelmente interligadas. Se as
necessidades emocionais, sociais e físicas forem ignoradas, isso trabalhará
contra a excelência acadêmica. Por isso, mesmo que o objetivo seja só melhorar
os resultados acadêmicos, não dá para ser apenas conteudista. Isso afasta novas
descobertas.
Como estimular os alunos a serem desafiadores?
Isso
só é possível se a criança se sentir segura para errar. Sugiro um novo item para
o relatório dos alunos, "aventurou-se em águas desconhecidas, tentou uma
abordagem nova e diferente, foi criativo". Isso independentemente de sucesso ou
fracasso em sua tentativa. Quando uma criança cai ao aprender a andar, não
dizemos que ela recebe um "D" na caminhada, mas sim: "Não se preocupe, eu tenho
certeza que você vai ser capaz de fazer isso". Precisamos tomar essa atitude
para dominar habilidades na escola.
Qual conselho daria para os professores brasileiros?
Em primeiro lugar, as crianças precisam se sentir
compreendidas. Por isso, a humanidade de um professor é mais importante do que
seu conhecimento ou habilidade. Segundo: para superar o que já sabem, as
crianças precisam sentir que se acredita nelas. Terceiro: criança não é
estudante universitário para ficar sentada por longos períodos. Elas aprendem
melhor em movimento. Quarto: não use punição ou reforço negativo. Isso não
funciona e pode fazer com que o pequeno se retraia.
Em vez disso tudo, incentive que uma criança ajude a outra. Estudos mostram
que, em algumas situações, essa troca produz mais resultados do que a aula do
professor. A lista é grande, não é? Mas o último ponto vai ajudar: os
professores devem relaxar - eles não vão ser perfeitos (ninguém é!) e cometerão
erros. É normal. Só não podem se estressar, porque assim nunca serão os docentes
que sonham ser.
QUEM É
Professora na Universidade British Columbia, no Canadá, trabalha com
Neurociência do Desenvolvimento Cognitivo, campo que estuda as mudanças que
ocorrem na mente da criança à medida que cresce.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ensinar-e-muito-mais-que-passar-conteudo-,925042,0.htm
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